Aline
Bei
“Sinto que eu sou uma atriz escrevendo, então a folha é sempre um palco. É como se ela já estivesse aquecida. Eu não tenho esse problema, por exemplo, da crise da folha em branco. Vou escrever e não sei por onde começar. Para mim é como se a história já estivesse lá vibrando, como em um palco quente, e eu a fosse desvendando por trás da folha”
Baú de ideias
Proposta Pedagógica para os professores
Realize seu cadastro e tenha acesso às atividades, presenciais e virtuais.
Quem eu sou?
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 de outubro de 1987 e é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena.
Depois de ganhar o Prêmio Toca, criado pelo escritor Marcelino Freire, escreveu em 2017 seu primeiro romance, O Peso do Pássaro Morto. Com ele, foi a vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018 na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos.
Em 2022, foi novamente finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e ficou entre os cinco finalistas do 64º Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário com seu segundo livro Pequena coreografia do adeus (Companhia das Letras, 2021), com o sua prosa poética, a autora narra a história de Julia Terra, trazendo a tona seus traumas, o abandono e lembranças de infância até a sua maioridade onde se encontra como escritora em meio a muitas reviravoltas.