MEl
Duarte
Baú de ideias
Proposta Pedagógica 4
Tendo como referência as regras deste tipo de evento literário, propor a organização de um SLAM, virtual ou presencial, tendo como conteúdo as produções literárias criadas pelos alunos durante a Atividade 3 desta proposta pedagógica.
Certamente nem todos estarão à vontade para partilhar seus textos neste formato, porém há espaço para várias funções dentro da produção de um evento como esse. Assim, a ideia é incentivá-los a participar mediante as várias possibilidades de envolvimento:
- Organização
- Apresentação
- Juri
- Slamer
- Divulgação
- Desenvolvimento de identidade visual (logomarca)
- Captação imagens e vídeos do evento
- Edição de material audiovisual
- E tantas outras opções que surgirem durante o caminho...
Proposta Pedagógica 3
Solicitar que os alunos acessem o conteúdo referente ao tema SLAM no ambiente “Entre e fique à vontade” do site Livro Vivo. Além de um vídeo explicativo, há também imagens deste tipo de evento literário. Em seguida, levantar uma discussão sobre a modalidade, onde haja espaço para trocas de experiência, referências e impressões pessoais.
Propor na seqüência um exercício prático:
- Pedir para que fechem seus olhos, em silêncio, e pensem nas coisas ou situações que mais o incomodam. Cronometre 1 minuto.
- Depois, munidos de papel e caneta solicitar que escrevam palavras soltas sobre aquilo que lhes veio à cabeça no momento anterior. A escrita deve ser rápida, ininterrupta e desordenada, e deve cessar abruptamente no momento sinalizado pelo professor. Cronometre 1 minuto novamente.
- Solicitar que desenvolvam um texto de gênero livre, tendo como referência o material produzido durante as etapas anteriores desta atividade.
Proposta Pedagógica 2
Levando em consideração a identidade de sua turma, selecione alguns poemas de Mel Duarte – sugerimos como referência a obra Colmeia.
Coloque os alunos em contato com esses textos e divida-os em grupos de até cinco integrantes. Cada grupo deve escolher um poema (e não importa se um texto for escolhido por mais de um grupo). A proposta é que eles atribuam musicalidade ao poema e que de alguma forma posteriormente apresentem suas produções uns aos outros.
Observações:
*Pode ser que surjam músicas ou elementos musicais adicionados à estrutura literária. Todas as soluções são válidas.
**Como referência solicitar que pesquisem sobre o tema “Poesia Falada” e que visitem a área do site Livro Vivo: “Entre e fique à vontade”. Lá eles encontrarão a obra Mormaço, de Mel Duarte – um disco de poesia falada.
Proposta Pedagógica 1
Este é um exercício de livre associação de palavras.
O professor lança uma palavra direcionada a um aluno:
Ex: Aline..... marrom!
Esse aluno associa esta palavra a uma outra, e rapidamente direciona sua palavra a um colega:
Ex: Henrique... chocolate!
E assim sucessivamente:
Ex: marrom, chocolate, coelho, cenoura, bolo, avó, televisão, sofá, calor, praia, sal, churrasco...
Quando o professor perceber que a seqüência associativa se esgotou, reinicia o jogo com uma nova palavra.
Observações:
*As associações precisam fazer sentido somente para quem as fez, não havendo nenhuma necessidade de explicar sua lógica para os colegas.
**É esperado que exista coerência associativa somente com a última palavra, não havendo, portanto, uma seqüência lógica entre todas as palavras citadas.
***Este exercício pode ser feito com palavras aleatórias, como no exemplo acima, mas também direcionado a universos temáticos, lugares, situações, frases, poesias, imagens, rimas, etc.